quarta-feira, 18 de março de 2015

Agent XPs disabled

Quem nunca se deparou com esta situação e por isso pensei que seria útil escrever a respeito. Os jobs não estavam sendo executados mas o SQL Server Agent estava rodando nos serviços do Windows. Clicando com o botão direito sobre o Agent as opções de Start, Stop e Restart estão lá mas não é possível iniciar com o seguinte erro:

 

 

 

Ao lado do SQL Server Agent, um aviso entre parênteses:

 

 

Isto acontece porque nas configurações avançadas, o Agent XPs está com o valor 0. Geralmente este valor é automaticamente configurado para 1 na instalação mas por algum motivo esta configuração falhou e agora está com o valor 0. Também acontece se a base MSDB estiver com acesso RESTRICTED USER.

Para resolver vamos ativar as configurações avançadas e configurar o Agent XPs utilizando o sp_configure. Através do sp_configure podemos alterar diversas configurações do SQL, vamos executar sp_configure apenas para ver as configurações atuais:

 

 

Nesta lista temos os itens que podemos configurar e os possíveis valores mínimos, máximos, configurados e utilizados atualmente. Repare que apesar de termos diversas configurações, a opção Agent XPs não está nesta lista, mas na linha 15 temos a opção show advanced options com os valores 0 no configurado e também 0 no utilizado atualmente.

Vamos alterar para 1, para que as opções avançadas passem a fazer parte desta lista:

sp_configure ‘show advanced options’,1

A sintaxe é sempre esta – sp_configure ‘opção entre aspas simples’, valor

 

 

Veja que a mensagem diz que a configuração mudou de 0 para 1 mas é necessário executar o RECONFIGURE para que esta configuração entre em vigor. Para entendermos melhor, vamos executar o sp_configure novamente para vermos as configurações atuais:

 

 

 

Veja que agora a configuração é 1 mas o que está em execução ainda é 0, ou seja, ainda não foi aplicado. Agora vamos rodar o RECONFIGURE:

 

 

E agora vamos ver as configurações novamente com o sp_configure:

 

 

Agora temos todas as opções configuráveis, veja que nosso Agent XPs está com o valor 0 mas já vamos alterá-lo:

 

sp_configure ‘Agent XPs’,1
RECONFIGURE 

 

Dê um refresh e veja que o Agent já está normalizado. Pode ser que seja necessário iniciá-lo manualmente, ou seja, clicar com o direito e depois em Start.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário